Curiosidades: Maias, Incas e Astecas

Curiosidades sobre os Maias:




1. Fato: há numerosos Maias vivendo em suas regiões de origem. Na verdade, há mais de sete milhões, muitos conseguiram manter restos de sua herança cultural, muitas vezes falando uma das línguas maias como primeiro idioma, outros são bastante integrados na cultura moderna. As maiores populações Maias habitam os estados mexicanos de Yucatán, Campeche, Quintana Roo, Tabasco, Chiapas e, nos países da América Central, de Belize, Guatemala, e nas regiões ocidentais de Honduras e El Salvador.

2. Os maias reforçavam a beleza de seus filhos, eles desejavam características físicas, por exemplo, muitos jovens foram pressionados na testa quando bebês para criar uma superfície achatada. Outro fato interessante sobre as crianças era que a maioria foram nomeadas de acordo com o dia em que nasceram. Todos os dias do ano tinha um nome específico para meninos e meninas e os pais deveriam seguir esta prática.

3. Os maias tinham excelentes práticas médicas entre os antigos, era uma mistura complexa de mente, corpo, religião e ciência natural. A medicina era praticada apenas por um pequeno grupo que recebeu excelente educação. Estes homens, chamados pajés, agiam como intermediários entre o mundo físico e o mundo espiritual.  Sabe-se que as feriadas maias eram suturadas  com fio de cabelo humano.

4. É um fato bastante conhecido que os maias praticavam o sacrifício humano, seja por motivos religiosos ou médicos, mas o que a maioria das pessoas não sabem é que muitos maias ainda praticam o sacrifício, a boa notícia é que o sangue de galinha substituiu o sangue humano. Os maias contemporâneos mantém muitas das tradições  de seus antepassados, elementos da oração, ofertas, sacrifícios de sangue, queima de incenso, dança, festas.

5. Ninguém realmente sabe o que causou o colapso da cultura maia. Por razões que ainda são debatidas, os maias entraram em declínio durante os séculos oito e nove. O fim da cultura maia foi associado a uma cessação de inscrições monumentais e de grande escala de construção arquitetônica. As teorias sobre o sumiço dos maias são divididas em várias categorias, como a superpopulação, a invasão estrangeira, a revolta camponesa, desastres ambientais, doenças epidêmicas ou mudanças climáticas.

6. O calendário maia não prevê o fim do mundo em 2012. Segundo a mitologia da civilização, estamos vivendo no quarto mundo ou a “quarta criação”, a última terminou em 12.19.19.17.19 do calendário Maia. Essa sequência vai ocorrer novamente em 20 de dezembro de 2012. De acordo com os maias este é um momento de grande celebração por ter chegado ao fim de um ciclo de criação. Isso não significa o fim do mundo, mas o início de uma “idade nova”.

Curiosidade dos Incas:




1. Os astrônomos incas desenvolveram um calendário baseado nas observações solares que dividia o ano em 12 meses e 365 dias. Cada mês, com 30 dias, tinha o seu próprio festival, relacionados às colheitas.

2. Os Grandes deuses dos incas eram as forças da natureza, principalmente o Sol (Inti) e a Lua (Quilla). Sobre todos eles reinava Viracocha, o Criador, que era o pai e a mãe do Sol e da Lua. Os incas acreditavam que o Criador era quem dirigia o destino e os planos invisíveis. Eram muito supersticiosos. Acreditavam que muitos locais e objetos estranhos eram habitados por forças sobrenaturais e veneravam esses locais sagrados, chamados huacas. As festividades religiosas dos incas giravam em torno do Sol e da Lua. Os sacrifícios religiosos faziam parte das celebrações. Sacrificavam lhamas, porquinhos-da-índia e vítimas humanas nos templos importantes.

3. Os incas inventaram um serviço de correio: de dois em dois quilômetros havia um mensageiro. Cada mensagem passava para o próximo até chegar ao destino. É importante lembrar: já que não possuíam nenhuma forma de escrita, as informações eram faladas. Havia uma classe de servidores especializados nesse trabalho, os chasquis que eram os mensageiros, que moravam em cabanas ao longo do caminho do império, sempre a distâncias regulares. Quando recebiam uma mensagem, tinham que levá-la o mais rápido possível  até a cabana do próximo chasqui, que levaria para o próximo, até chegar ao destino. Com esse sistema, cerca de 200 km eram percorridos em um dia. Esses "CARTEIROS'' eram treinados desde pequenos e sabiam que dar a mensagem correta era muito importante. Se errassem, a punição seria severa.

4. Eles não sabiam escrever, por isso não deixaram livros que nos pudessem fornecer pistas. Os espanhóis prenderam o imperador inca. Os incas encheram de ouro uma grande sala e uma cabana com o dobro de prata para pagar pela vida do seu imperador. Apesar disso, os espanhóis o mataram. Depois da sua morte, os incas continuaram lutando. Muitos fugiram para a florestas e continuaram a luta por muitos anos, mas foram vencidos pelos espanhóis.

5. Os homens se vestiam com uma simples túnica que mal chegava aos joelhos e sempre usavam uma capa solta. Nos pés calçavam sandálias de couro ou sapatos feitos com fibras vegetais. As mulheres se vestiam com vestidos longos que passavam dos joelhos, às vezes usavam cintos largos e uma capa.

 No cabelo usavam um véu que descia pelas costas. Apenas aos membros da família do imperador era permitido usar objetos de ouro. Quando fazia frio todos usavam mantos de lã sobre os ombros, presos com alfinetes.

Curiosidade dos Astecas:




1.Os astecas, apesar de usarem o cacau como moeda,faziam uma bebida quente com ele que os nobres as vezes bebiam.

2.Eles tinham religião própia conhecida como "RELIGIÃO ASTECA".

3.Os guerreiros mais inexperientes eram postos na linha de frente usavam armas simples e não tinham armad
ura.

4.Os guerreiros-águia e jaguar eram militares com direitos aristocráticos.


5.Eles tinham um ritual em que os sacerdotes arrancavam o coração de uma pessoa viva e a atiravam escada à baixo. Ela morria antes de tocar o chão.

Por: Ana Flávia Cidral Veiga

Retirado de: http://astecashist.blogspot.com.br/p/curiosidades.html

http://www.colegiofriburgo.com.br/projetos_2010/fund1/4_ano/povos/ricardo/ricardo.htm

http://blog.maisestudo.com.br/civilizacao-maia/

8 comentários: